miércoles, 23 de noviembre de 2011

Aula Terceira

Segunda-feira, 21 do Novembro do 2.011

  • Como já tinha explicado do último dia....
  • Vou a pediros a vossa conta de gmail...
  • Também una coixa importante é falor con eles, sob o que querem fazer.
  • Onde fica o posto de turismo?
  • Já estive en contacto... O dossier. .. Trabalho mais significativo.
  • Eu estou, tu estás, ele/ela/você está, nós estamos, vós estais, eles/elas/vocês estão.
  • AMPLIACIÓN PROPIA:
  • Eu estava, tu estavas, ele estava, nós estávamos, vós estáveis, eles estavam.
  • Eu estive, tu estiveste, ele esteve, nós estivemos , vos estivestes, eles estiveram.
  • Eu estivera, tu estiveras, ele estivera, nós estivéramos, vós estivéreis, eles estiveram.
  • Eu estareis, tu estarás, ele estará, nós estaremos, vós estareis, eles estarão.
  • Eu estaria, tu estarias, ele estaria, nós estariamos, vós estarieis, eles estariam.
  • Eu esteja, tu estejas, ele esteja, nós estejamos, vós estejas, eles estejam.
  • Eu estivesse, tu estivesses, ele estivesse, nós estivessemos, vós estivesseis, eles estivessem.
  • Eu estiver, tu estiveres, ele estiver, nós estivernos, vós estiverdes, eles estiverem.
  • Seguir uma direção:
  • Olhe, Siga em fente, vire à esquerda na segunda rua. Contine em frente e corte/vire na segunda novamente. Está na Rua dos Quarteis.
  • Siga/Vá em frente e vire na sgunda à esquerda. Desça a rua. Suba a rua. Conta a rotonda.
  • QUE COMESTE?
  • O que é que comeste. O que comeste/bebeste. Eu comi/bebi cafe com leite e doçe de abóbora ao pequeno almoço.
  • Eu com frango´e salada a almorço, e de sobremesa comi... Gosto de batatas ao morro e iogurte.
  • HOJA 16 Y SIGUIENTES
  • CAFES: garoto (cafe com leite normal), meia leite (cafe com leite chavena grande) (cafe con leite em copo), bica (café só), bica cheia, bica curta, bica pingada, zimbalino (café só oporto), abatanado (cafe com leite em uma chavena meia com cafe expresso, capuchino, etc.
  • O pequeno-almoço é às 7:oo até 8:30. O almoço é ao meio-dia até 14:00. O jantar é às 19:30 até 21:00.
  • De manhã é bom día. À tarde nós dizemos boa tarde até o jantar. À noite diz-se boa noite.
  • Ao pequeno almoço eles comem cereais, tu gostas do pao e manteiga, nós bebimos leite com cafe e mais ainda uma torrada com fiambre e de sobremesa doce.
  • Ao almoço vocè come arroz, legumes, bife com batatas. Eu gosto de peixe, sopa e doce marmelo.
  • Ao jantar ele come omelete e sandes diversos. Deposi cafe decafeinado com adoçante ou açucar. Meu amigo gosta lentilhas.
  • Algumas palavras: cereais, manteiga, arroz, legumes, bife, chá, pão, leite, sopa, peixe, torrada, batas fritas, doce, fiambre, salada, vinho, massa, fruta, iogurte, sumo de laranja, café, queijo, frango, sandes, açucar, feijão, lentilhas, omelete, camomila.
  • Bife de vitela, filete de peixe, bifana de porco.
  • VERBOS REGULARES -AR: trabalhar, estudar, morar, andar gostar. Eu moro, tu moras, el mora, nós moramos, vós morais, eles moram.
  • VERBOS REGULARES -ER: comer, beber, compreender, escrever, conhecer. Eu bebo, tu beb es, el bebe, nós bebemos, vós bebeis, eles bebem.
  • VERBOS REGULARES -IR: abrir, partir, preferir, vestir, repetir. Eu visto, tu vestes, el veste, nós vestimos, vós vesteis, eles vestem.
  • VERBOS REFLEXOS: lembrar-se, levantarse, deitar-seesquecer-se, vestir-se. Deito-me, deitas-te, deita-se, deitamos-nós, deitais-vós, deitam-se.
  • Nós aprendemos português. A senhora levanta-se as 8 da manhã. Eles jogam xadrez. Ele escreve uma carta. Tu trbalhas numa empresa. Você deseja açucar no café, Eu moro em Lisboa, O senhor fuma um cigarro, Vocês deitam-se muito tarde.
  • Nós conhecemos algumos escritores portugueses.
  • HOJA 17. Canción Bargo Negro de Amália Rodrigues.
  • De manhã, que medo, que me achasses feia|
  • Acordei, tremendo, deitada n'areia.
  • Mas logo os teus olhos disseram que não,
  • E o sol penetrou no meu coração.
  • Vi deposi, numa rocha, uma cruz,
  • E o teu barco negrao dançacva na luz
  • Vi teu braço acenando (llamar atención), entre as velas já soltas
  • Dizem as velhas da praia, que não voltas.
  • São loucas! São loucas!
  • Eu sei, meu amor,
  • Que nem (ni) chegaste a partir,
  • Pois tudo, em me redor
  • Me diz que es´tas empre comigo.
  • No vento que lança areia nos vidros;
  • Na água que canta, no fogo mortiço;
  • No calor do leito, nos bancos vazios;
  • Dentro de meu pieto, estás sempre comigo.
  • Otra canción es CAnta CAnta, Minha Gente de Martinho da Vila.
  • HOJA 18
  • Palavras e expressões úteis no restarurante ou na Pastelaria.
  • Em o refeitorio (cantina) comemos as refeições.
  • A comida a noite normal chamase jantar a meis note chamase cena.
  • As refeições. Tomar o pequeno-almoço: pão, torrado, mateiga, mermelada, doce de morango, de laranja, fruta, sumo de laranja, iogurte, leite com flocos (cereales), café com leite.
  • Almoçar, lanchar, jantar,. Arranjar quarquer coisa para comer, provar a comida. Facer um piquenique, comer uns petiscos. Petiscar.
  • Ter fome. Estar com fome. Estar cheio de fome ou sede. Comer como um abade. Ter apetite. Comer. Beber um copo de leite, uma cerveza, um copo de viho.
  • Tomar um cafe, um chá, uma bebida. Beber mutio. Estar/ficar bêbado. Ficar como os copos (borracho). Dar, passar ou chegar. Podes passar-me o pão. Pôr a mesa.
  • Cozinha. Partir, cortar, bater, juntar, misturar (mezclar), mexer (mover), descascar, temperar, grelhar, assar, fritar, estufar, panar, guisar, fazer um guisado, refogar.
  • Batatas firtas, cozidas, assadas, estufadas, salteadas.
  • Salada, alface, tomate, azeite, vinagre, cebola, alho, limão, sal, pimenta, molho (salsa), piripiri, ervas aromáticas, orégãos, louro (laurel), salsa (perejil), coentro (cilantro), hortelã (hierbabuena), natas.
  • Salgado, insosso, doce, amargo, azedo, gorduroso, queimado, estragado (estropeado), apetitoso, saobroso, cozido,cru, frio, quente, morno (templado), a ferver.
  • Bebida natural, fresca, gelada, saber bem ou mal.
  • Restaurante caro, barato, chique, accesivel, simpático (bien y barato), chique, accesivel, simpático (bien y no caro), com bom ambiente, calmo, barunlhento, fino,
  • Cliente, clientela, aberto, fechado, reservar uma mesa, fazer uma reserva, mesa livre, ocupada, pedir, já pediram, tomar um aperitvo, digestivo, petisco, patanisca.
  • Ementa (carta), conta, lista de vinhos, entrada, sopa, prato, sobremesa, dose, meia dose, gorjeta (propina)
  • O que desja(m)?, queria, pode dilzer-me quanto devo. Pode trazer a conta?
  • Sandes de queijo, tosta mista, sandes de fiambre, prego no pão, prego no prato, pastel de bacalhau, de carne. Rissol de camarão (buñelo de gambas), uma bica, galão, meia de leita, imperial, copo de cerveja, garrafa, cálice de Porto, copo de vinho, água mineral, com/sem gás, sumo.
  • Na pastelaria: bolo de cenoura, pastel de nata, mil folhas, caracol, pastel de carne, bolo de bacalhau, bolo de noz, de amèndoa, bolo de chocolate, tarte de maça, tarde limão, torrada, tosta mista, empada de frango, de vitel, Bola de Berlin (em a pria vedem os homes), sandes de fiambre de quijo ou mixto.
  • Ementa
  • Couvert: entradas: pão, queijo, manteiga, azeitonas. Sopas: creme de legumes, canja de galinha, sopa do mar. Entradas: presunto de porco preto, painho (enchido, chorizo, morcón) de porco preto, queijo amanteigado o derretido, torresmos, pezinhos de porco de coentrada (pies de cerdo al cilantro), pimentos assados, ovos com cumuleos ou espargos.
  • Ementa. Prato de peixe. Bacalhau no forno com espinafres, migas de tomate com peixe frito, dourada grelhada,bacalhau dorado.
  • Prato de carne. Migas à alenteja com entrecosto frito. Sopa de tomate com carne do alguidar (cuenco). Plumas/Secretos com arroz e batatas fritas. Plumas/Secretos com migas de espargos. Coçido a portuguesa, cozido de grão, Borrego no forno. Feijoada, costeletas de borrego com esparregado, costeletas de novilho grelhada, lombinho de porco com bacon. Ensopado de lebre por encomenda (mínimo 2 pessoas)
  • Sobremesas: salda de fruta, leite creme, doce de casa, mousse de chocolate, pudim de ovos, bolo de amêndoa e gila (cidra), tarte de amêndoa.
  • No hay comentarios:

    Publicar un comentario