miércoles, 23 de noviembre de 2011

PRONOMES RELATIVOS

As palavras que se referem, ou são relativas, a um nome ou pronome mencionado antecedentemente chamam-se pronomes relativos:

O campo que se vê daqui é de meu pai, mas é meu tio quem o cultiva.

O nosso terreno, cujo húmus é muito abundante, produz muito.

O rapaz que te apresentei, e do qual te tenho falado, é um artista.

Tudo quanto tenho nesta gaveta foi comprado por mim.

A palavra a que o pronome relativo se refere chama-se antecedente.

São as seguintes as formas dos pronomes relativos:

VARIÁVEIS
(em género e número)

VARIÁVEIS
(em número)

VARIÁVEIS
(em número)

INVARIÁVEIS

cujo
cuja
cujos
cujas

quanto
quanta
quantos
quantas

qual

quais

que

quem

PRONOMES INTERROGATIVOS

Os pronomes que servem para interrogar ou perguntar chamam-se, por isso, pronomes interrogativos:

Que bicho é esse?

Quem o agarrou?

Quantos pessegueiros há no teu quintal?

São as seguintes as formas do pronome interrogativo:

VARIÁVEIS

INVARIÁVEIS

quanto
quanta
quantos
quantas
qual
quais

que

quem

No hay comentarios:

Publicar un comentario