jueves, 17 de noviembre de 2011

PRIMERA CLASE: MATERIAL

Curso de português para principiantes - CPR de Badajoz
El curso comienza el día Lunes, 14 de Noviembre del 2011. La profesora se llama Amélia María Damas Matía.
RESUMEN DE LO VISTO ESE PRIMER DÍA. HOJAS DE TRABAJO.
IDENTIFICAÇÃO
Bilhete de Identidade (BI)o Cartão de contribuinte
Contienen: Nome, apelidos, país, nacionalidade, naturaidade, idade y data de nascimento.
  • Ola! Chamo-me Pedro, nasci no dia dezassete de outubro de mil novecentos e noventa e cinco. Sou português, natural de Beja.
  • Ola! Como te chamas? Chamo-me José. E tu? Eu chamo-me Francisco. Onde moras? Moro en Sintra. Mas sou espanhol! E tu? Qual é o teu apelido? Almedia da parte da mãe e Soares da parte do pai. Muito prazer em conhecer-te Fran. Igualmente José
  • (Nota) En Portugal primero el apellido de la madre, aunque la ordenación en listas es por el del padre.
  • Pronombres Pessoais: Eu, Tu, Ele, Ela, Você, Nós, Vocês, Ele, Elas
  • Verbo llamar (regular): Chamo, Chamas, Chama, Chamamos, Chamam.
  • Eu chamo-me. Como é que eu me chamo? Eu não me chamo.
  • Pronombres Reflexivos: me, te se, se , nos, se, se
  • Abecedário português: a, bê, cê, dê. é, efe, guê, agá, i, jota, capa, ele, eme, ene, ó, pê, quê, erre, esse, tê, u vê, duplo, xis, igrego, zê.
  • Soletra (deletrea) os seguintes apelidos
  • Canción: De rosa ao peito de Mariza: palabra jeito: (manera, gusto)
  • Exquisito es un falso amigo (Raro) Eu gosto de praia. Ele é muito exquisito.
  • Formas de Saudação: Bom día!, Como ésta?. Boa tarde!. Como passou? Boa noite! Tudo bem, Estás bom?. Estou, e tu? Então, como é que vai isso? Olá, vai . Como é que estás? Tudo bem, obrigado.
  • Canción: Fico Assim Sem Você. Adriana Calcanhotto. Tô se usa en lugar de estou en Brasil.
  • Algo de vocabulario: rua, praça, passeio, cruzamento, estrada, ir até, sempre, atravessar, passadeira, perto, longe, larga estreita, comprido, curto, ali, aqui, bem, mal, entrar, sair, estacionamento, proibido estacionar, onde vamos? lojas, caminhar, direcção, acima, abaixo, muito, pouco, grande, pequeno,
  • Os números cardinais: zero, um, uma, dois, duas, três, quatro, cinco, seis, oito, nove, dez, onze, doze, treze, catorze, quinze, dezasseis, dezassete, dezoito, dezanove, vinte, vinte e um, vinte e dois,... trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta, noventa, cem, cento e um, cento e dois, cento e vinte e cinco, duzentos, trezentos, quatrocentos, quinhentos, seiscentos, mil, mil e um, mil seiscentos e quarenta e dois, dez mil, un milhão, un bilião.
  • Ordinais: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oito, nono, décimo...
  • Despedidas: formal e informal, adeus, prazer en vê-lo, cumprimentos à esposa. Adressinho, chau, Até amanhã.
  • Posso ir a tu casa? Podes sim. Quando quiseres. Ei, Pedro. Como é que vai isso? Tudo fixe! (genial). Para onde é que vais? Vou para casa. Queres vir? Agora não posso. tenho de estudar para o teste. Não há problema, Fica para otura vez.
  • Vire/Corte à esquerda, fente, direita. Fica/É no sentido ao lado, junto a, oposto, contrário, entre.
  • Eu queria ir para à Rua dos Quartéis. Sabe como é que se vai para lá? Podia dizer-me como posso ir para a Rua de S.Franciso, por favor?
  • No hay comentarios:

    Publicar un comentario